Curitiba Sede da Copa do Mundo da FIFA

Programa de voluntariado vai receber público da Copa

Uma publicação, lançada nesta terça-feira (14), vai orientar como deverá funcionar o programa Brasil Voluntário, criado para realizar o atendimento ao público durante a Copa do Mundo 2014. Em Curitiba, o trabalho está sendo coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego. O material foi entregue pela vice-prefeita e secretária da pasta, Mirian Gonçalves, ao prefeito Gustavo Fruet, ao secretário extraordinário da Copa, Reginaldo Cordeiro, e ao presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli.

Mil voluntários serão selecionados para atuar em Curitiba dentro do programa Brasil Voluntário. As inscrições para o programa do Governo Federal, em parceria com estados e municípios, começaram nesta terça-feira (14). Os interessados poderão se inscrever até 06 de março pelo site do programa. No ato da inscrição, o voluntário poderá escolher onde deseja atuar entre as 12 cidades-sede  – Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A secretária Mirian Gonçalves lembra que a meta é desenvolver a cultura do voluntariado como há no mundo.  "A experiência do voluntariado no mundo inteiro é que traz organização, eficiência e alegria. Os voluntários serão fundamentais para que tenhamos uma excelente Copa do Mundo", afirmou a vice-prefeita.

Voluntariado

Para se inscrever é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade para atuar por no mínimo sete dias, seguidos ou intercalados. “Os turnos serão de quatro horas diárias e os voluntários não atuarão todos ao mesmo tempo. Será exigido dos voluntários assiduidade e desempenho na participação dos treinamentos virtual e presencial a serem aplicados”, explica a coordenadora do programa pela Secretaria do Trabalho e Emprego, Ana Célia Lourenção. Hospitalidade e turismo, história do futebol e mega eventos, segurança e primeiros socorros, meio ambiente, inglês, espanhol, italiano e francês integram os temas a serem abordados no módulo virtual, à distância, que será realizado de março a abril. O treinamento presencial, de abril a maio, inclui visita a pontos turísticos em que irão trabalhar, atuação em primeiros socorros e segurança, trabalho em equipe, mobilidade e estratégias do evento.

Os participantes receberão certificados pelo treinamento e atuação emitidos pela Universidade de Brasília (UNB). Também serão oferecidos aos voluntários uniformes, alimentação, transporte e seguro de vida para o período. Os candidatos irão atuar em seis áreas: mobilidade, eventos de exibição pública, centro aberto de mídia para atendimento a profissionais de comunicação, na proximidade de estádios, em áreas de grande fluxo e nos aeroportos. Os voluntários deverão ter perfil compatível com a área de atuação, de acordo com o número de vagas disponíveis em cada área.

Solar dos Guimarães

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) cedeu o espaço do Solar dos Guimarães para que seja utilizado durante a realização dos jogos como sede para a coordenação e participantes do programa Brasil Voluntário. De arquitetura eclética alemã, o casarão foi construído no século 19 como residência da alta burguesia da época. No início do século 20, o prédio localizado na Rua 13 de Maio, no Centro Histórico de Curitiba, foi transformado em ponto comercial. Em 2009 passou a abrigar o Centro de Estudos Multimeios, onde são oferecidos cursos de música eletrônica, hip hop, fotografia digital e software livre, entre outras atividades.

“É um prédio histórico, simbólico. Como forma de reconhecimento ao importante trabalho do voluntariado vamos oferecer a essas pessoas algumas atividades culturais no tempo que tiverem livre”, afirma o presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli. Entre as atividades previstas estão varal de poesias e oficinas de teatro, dança e música.

A capital paranaense vai abrigar quatro jogos da Copa 2014 entre os dias 16 e 26 de junho. No dia 16, às 16 horas, acontece o jogo entre Irã e Nigéria. A partida entre Honduras e Equador será realizada no dia 20, às 19 horas. O terceiro jogo será no dia 23, a partir das 13 horas, entre Austrália e Espanha. E o último jogo em Curitiba será no dia 26, às 17 horas, entre Argélia e Rússia.