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Curitiba Sede da Copa do Mundo da FIFA

As obras em Curitiba

Obras melhoram condições de mobilidade

Quem vier a Curitiba para os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014™ encontrará uma cidade melhor do ponto de vista da mobilidade. Com investimentos de R$ 383 milhões, estão em execução ou já concluídas 15 grandes obras em várias regiões.

Fazem parte desse conjunto de obras a extensão da Linha Verde, uma importante via de ligação da cidade; a reforma da Rodoferroviária e de um dos maiores terminais de ônibus urbanos de Curitiba; e a implantação de um sistema de controle e monitoramento de tráfego. A cidade também ganhou novas trincheiras, viadutos e binários e várias ruas foram revitalizadas.

 

PAC da Copa

Os recursos estão distribuídos em dois pacotes de investimentos. O primeiro, da ordem de R$ 238 milhões, inclui seis grandes obras de mobilidade urbana financiadas pelo governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa:

Corredor aeroporto-rodoferroviária, na Avenida das Torres: a via está recebendo novo pavimento, calçadas, ciclovias e iluminação. O pacote de obras inclui ainda a construção de um viaduto estaiado no cruzamento da Avenida das Torres com a Coronel Francisco H. Dos Santos e da trincheira da Rua Guabirotuba. O investimento é de R$ 96 milhões.

- Trincheira do Guabirotuba

Concluída em outubro de 2013.

- Viaduto Estaiado

Cronograma físico: 99,0%.

Cronograma financeiro: 92,0%

Pago: 91%.

Previsão de término: Agosto / 2014.

Corredor Aeroporto-Rodoferroviária (sistema viário) - nova licitação (4 lotes).

Lote 1 - Av.Comendador Franco, trecho compreendido entre a Av. Dr. Dario Lopes dos Santos

e a Rua Maurício Nunes Garcia.

Cronograma físico: 99%.

Cronograma financeiro: 78%

Pago: 54,0%

Prazo de término: Julho /2014 

Lote 2 - Av.Comendador Franco, trecho compreendido entre a Linha Verde e a Rua Tenente Ricardo Kich.

Cronograma físico: 99%.

Cronograma financeiro: 74%

Pago: 35,0%

Prazo de término: Julho /2014 

Lote 3 - Av.Comendador Franco, trecho compreendido entre a Rua Dr. Constante Coelho e a Rua Henrique Mehl

Cronograma físico: 98,0%

Cronograma financeiro: 92,0%

Pago:49,0%

Prazo de término: Julho /2014 

Lote 4 - Av.Comendador Franco, trecho compreendido entre a Rua Henrique Mehl e a cabeceira sul da ponte sobre o Rio Iguaçu

Cronograma físico: 98,0%

Cronograma financeiro: 76,0%

Pago: 39,0%

Prazo de término: Julho /2014 

Linha Verde Sul: obras entre o terminal de transporte coletivo do Pinheirinho e a Rua Isaac Ferreira da Cruz. O projeto prevê ciclovia, iluminação, paisagismo e calçadas, além da ampliação do viaduto da Winston Churchill com Isaac Ferreira da Cruz. O investimento na obra é de R$ 20,6 milhões

Cronograma físico: 93,0%.

Cronograma financeiro: 80,0%

Pago: 75%

Prazo de término: Junho / 2014 

Reforma da Rodoferroviária: entre outras melhorias, o terminal terá nova área de embarque, praça de alimentação, ambiente climatizado, elevadores, escadas rolantes e adequação do sistema viário no entorno. O investimento é de R$ 35 milhões.

Cronograma físico: 98% 

Cronograma financeiro (medição): 82%.

Pago: 82,0%

Previsão de término: Junho/2014

 - Acessos:

Cronograma físico: 99% 

Cronograma financeiro (medição): 86%.

Pago: 65%

Previsão de término: Agosto / 2014

 

Corredor da Avenida Marechal Floriano Peixoto: o primeiro lote consiste na revitalização de 2 quilômetro entre o terminal do Carmo e o terminal do Boqueirão. O trecho terá asfalto, calçadas e iluminação novos, além de ciclofaixa. Investimento de R$ 6,4 milhões.

 - Revitalização da Avenida Marechal Floriano

Cronograma físico: 100%

Cronograma financeiro: 93%.

Pago: 82%.

Previsão de término: Junho / 2014.

Reforma do viaduto da Marechal Floriano (sobre a linha férrea)

Cronograma físico: 99,0%

Cronograma financeiro : 98,0%

Pago: 97,0%

Previsão de término: Julho / 2014

- Alargamento da Ponte sobre o canal paralelo do Rio Iguaçu e Viário da Maestro Carlos Frank até o Viaduto sobre a Linha Férrea

Cronograma físico: 95,0%

Cronograma financeiro : 92,0%

Pago: 80,0%

Previsão de término: Agosto / 2014

- Viário a partir do Viaduto até a divisa do Município

Cronograma físico: 96,0%

Cronograma financeiro : 89,0%

Pago: 78%

Previsão de término: Julho / 2014

Reforma do terminal Santa Cândida: serão mais 4 mil metros de área construída, com espaço para comércio e serviços. A obra vai permitir a integração do transporte da capital com municípios vizinhos e a implantação de uma nova linha de ônibus, o Ligeirão Norte, que vai ligar essa região da cidade à do Batel. O investimento será R$ 11,6 milhões.

Cronograma físico: 40% 

Cronograma financeiro (medição): 40%.

Pago: 32,0%

Previsão de término: Setembro / 2014

Sistema Integrado de Monitoramento (SIM): projeto para instalação de 89 câmeras e 44 painéis eletrônicos de informação nas ruas. Estão previstas também 622 câmeras para monitoramento dos terminais e estações-tubo. Já funcionam 14 painéis e 300 câmeras. O financiamento é de R$ 61 milhões.

 - Equipamentos e Serviços

Cronograma físico: 100,0%

Cronograma financeiro: 89,0%

Pago: 89,0%.

Previsão de término: Maio / 2014.

 - Conectividade

Cronograma físico: 100,0%

Cronograma financeiro: 89,0%.

Pago: 90,0%

Previsão de término: Maio / 2014

 

Outras obras

O outro pacote de obras, com valor total de R$ 145,3 milhões, conta com recursos do Município, Governo do Estado, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Fazem parte desse pacote a trincheira Bacacheri/Bairro Alto, Linha Verde Norte, binário Chile/Guabirotuba, Anel Viário, Rua 24 Horas, das avenidas Toaldo Túlio e Fredolin Wolf. A Rua 24 Horas, ponto turístico da cidade, também foi reformada.

 

Dados atualizados em 18/06/2014